domingo, 19 de dezembro de 2010

Entrevista com Reikrauss Benemond - Teatro Reikrauss - Curitiba

Entrevista com ReiKrauss Benemond, diretor da Teatratividade Companhia Teatral do Paraná

Por Nanda Rovere 

Curitiba é um pólo cultural importante. Na área teatral, sedia o Festival de Curitiba, que acontece anualmente e recebe grupos de todo o país.

São inúmeros espetáculos de rua e de palco, que se apresentam em capitais e/ou no interior do Brasil. O que acontece no evento é um espelho do que estará em cartaz durante o ano, pois por lá passam espetáculos já em temporada e também estréias.

O diretor, ator e professor ReiKrauss Benemond é carioca. Criou na capital paranaense a Teatratividade Companhia Teatral do Paraná. Desde 2007, participa da vida cultural curitibana.

Para Reikrauss, um dos méritos do Festival é impulsionar os artistas a formarem grupos e estarem sempre em atividade.

Com sede na Praça Tiradentes - Teatro Reikrauss, um dos pontos mais importantes de Curitiba, o grupo tem conquistado reconhecimento do público e da crítica.

Com a peça Defeitos de Família, de França Júnior, abriu oficialmente a Mostra Rio São Paulo de Teatro de Rua 2010, levando para a praça central de Mangaratiba uma divertida confusão familiar.

Nesta entrevista, é possível conhecer um pouquinho do processo de criação do grupo, a opinião de Reikrauss sobre a vida cultural de Curitiba, como foi a participação do grupo na mostra, entre outras informações.


Mostra Rio - São Paulo de Teatro de Rua - Como é fazer teatro fora do eixo Rio - SP? Como divulgam os trabalhos que realizam?
ReiKrauss Benemond - Fazer Teatro é difícil em qualquer lugar do país, claro que RJ e SP têm uma demanda maior de público, mas proporcionalmente acho igual. Os trabalhos são divulgados através da assessoria de imprensa do Teatro, mala direta, flyers cartazes, etc.

MRS - Como está hoje Curitiba quanto ao desenvolvimento cultural?
ReiKrauss - Cada dia que passa Curitiba forma novos grupos como muita competência, o Festival de Curitiba estimula a pratica teatral e a formação de platéia que perpetua durante o ano.

MRS - Existem grupos de teatro de rua em Curitiba?
ReiKrauss - Existe sim, na semana passada aconteceu a "Mostra Rueiros de Teatro"; infelizmente não participamos, mas foi muito legal e interessante.

MRS - Para vocês, que moram numa grande cidade, há diferenças entre se apresentar no interior e na capital?
ReiKrauss - Para apresentação não vejo diferença. Como o interior é mais carente de cultura, o público se aproxima mais dos artistas, existe um assédio, uma curiosidade sobre o trabalho.

MRS - Como foi a experiência de se apresentar em Mangaratiba, viajar tanto tempo?
ReiKrauss - Foi uma grande honra, um prazer, uma sensação única. Levamos 14 horas para chegar ao RJ devido a trânsito, chuva... mas quando nos apresentamos o cansaço, problemas, etc., somem. É isso que escolhemos e não importa as dificuldades.

MRS - O que achou da Mostra? Conseguiu ver outros espetáculos? O que pode falar sobre eles?
ReiKrauss - Eu adoro a Mostra! E achei o lugar perfeito para fazer, levar teatro para aqueles menos favorecidos. Assisti aos outros espetáculos e todos com uma linha diferente de fazer teatro, foi uma mostra de diversas linguagens.

MRS - Na visão de vocês, o que se produz fora do eixo Rio SP e no interior tem conseguido chegar a uma grande quantidade de público?
ReiKrauss - Particularmente acho que depende do tipo de espetáculo, de como é feita a divulgação, etc.

MRS - Na mostra se falou muito sobre a Internet como meio de divulgação. Como o grupo usa a internet para a divulgação dos trabalhos?
ReiKrauss - Somos o primeiro Teatro da America Latina a transmitir TODOS os espetáculos em nosso site gratuitamente, isso acaba se tornando um marketing viral, com isso tivemos acessos de diversas partes do País e do exterior. Utilizamos tambem o youtube e redes sociais. A internet hoje é um meio essencial para ajudar na divulgação do teatro.

MRS - Como é o processo de criação da Cia?
ReiKrauss - O processo varia por espetáculo. Em "Defeito de Família" começamos por leituras de vários textos até ser escolhido este. Resolvemos trabalhar a máscara e, através disso, começamos um trabalho de expressão corporal e mímica . Inspirados na Comédia Dell arte, fizemos diversos improvisos com temas pré definidos e a construção das personagens foi feita na rua, observando as pessoas que transitavam o local. Como o texto é ágil, com falas rápidas, a trilha sonora foi elaborada de uma maneira que não comprometesse o andamento do espetáculo e valorizasse as nuances do texto, buscando também uma pesquisa cômica com os sons, tivemos várias aulas de canto e preparação vocal. Depois partimos para os instrumentos.

MRS - Como vocês conseguem manter a sede e colocar em pé os espetáculos
ReiKrauss - A sede se mantém através de bilheteria com os nossos espetáculos, com cursos e locação para outros grupos e para eventos.

MRS - Como é a escolha do que será realizado especialmente para a rua e os trabalhos para palcos?
ReiKrauss - Não é uma coisa programada, acontece. Os nossos espetáculos são feitos tanto paras as ruas como para os palcos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário